Musicas

A parte assombrosa na produção de carros elétricos: baterias de lítio são caras, utilizam materiais raros e podem causar desastre ambiental

Written by BeiraVibes

Carros elétricos, baterias, lítioFoto: Reprodução br.pinterest.com
Carros elétricos não são tão inofensivos quanto parecem. Suas baterias podem causar grandes danos ambientais e sociais

Os carros elétricos são conhecidos por serem aliados do meio ambiente, já que utilizam energia limpa e, consequentemente, não poluem a atmosfera de forma direta. Suas baterias são caras, emitem carbono durante a produção e dependem do lítio, um elemento escasso na natureza que precisa ser extraído por meio de mineração. Além disso, as fontes mundiais de lítio estão localizadas em regiões de conflitos, como o Congo, que fica no continente africano.

Prejuízos causados pelo lítio, que é utilizado na produção das baterias de carros elétricos

Além de ser um elemento raro, que precisa ser minerado em locais distantes e de conflito, 2,1 milhões de litros de água são necessários para a extração e refinação de cada tonelada de lítio, que é suficiente para produzir baterias para apenas cerca de 80 veículos elétricos. Para piorar a questão ambiental, o lítio da rocha em que está contido nas rochas precisa ser separado com produtos químicos altamente tóxicos, como carbonato de sódio, bases e ácidos. A liberação desses produtos químicos por meio do processo de lixiviação, derramamento ou emissões atmosféricas põe em perigo as comunidades e ao ecossistema local.

Artigos recomendados

Preço alto das baterias de carros elétricos é outro fator negativo

De acordo com a pesquisadora Carolina Pineda Castro – Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (Leve) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) -, é preciso passar por vários obstáculos para tornar a cadeia produtiva das baterias de lítio menos complexa e mais barata. “A pandemia de covid-19 e a guerra da Rússia contra a Ucrânia afetaram o preço das baterias, que vinha caindo”, ela afirma. “Isso porque o valor de metais como cobalto, lítio e níquel aumentou, deixando sérias preocupações sobre a cadeia de suprimentos”, complementa.

Segundo as estimativas da Benchmark Minerall Intelligence – agência de relatórios de preços com sede em Londres e fornecedora de informações especializadas para a cadeia de suprimentos de baterias de íon de lítio – desde janeiro de 2020 o preço desse mineral teve um aumento de 900%, o que pode interferir no futuro dos automóveis de propulsão elétrica, que seguem com a alta dos preços. Para saber mais confira abaixo.

Agradecemos a todos que vistam nosso site e compartilham os links além disso , pedimos que curta a nossa página.

Acompanhe as novidades de música no site diariamente, faremos o máximo para trazer as músicas do momento só pra você.
Download
mp3
for free
house
amapiano
download mp3
Fofoca
novidades
entretenimento

Relacionado

Source by [author_name]

About the author

BeiraVibes

Leave a Comment