Musicas

EDM projecta incrementar exportação de energia

Written by BeiraVibes


Views: 1

AS exportações de energia para os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) poderão registar um aumento este ano, fortalecendo a posição de Moçambique como importante provedor de corrente eléctrica na região.

Em declarações a jornalistas, há dias, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electrcidade de Moçambique (EDM) não se referiu a números, mas precisou que, actualmente, as exportações de energia para a região representam 22 por cento das receitas anuais da EDM.
“A região Austral de África está em crise. A África do Sul está com falta de energia, Zimbabwe idem, a Zâmbia também e, recentemente, soubemos que a Tanzania começa a ter problemas. Então, nós vamos aproveitar (esta situação) para vender ao mercado regional porque temos excedentes de energia”, disse Gildo citado pela AIM.
A alocação, em 2021, de 150 Megawatts (MW) de energia adicionais da Hidroeléctrica de Cahora Bassa para Moçambique viabilizou a contratação de 105 MW firmes, através dos acordos bilaterais com os países membros da Southern Africa Power Pool (SAPP). 

Leia mais…

Relacionado

Source by [author_name]

About the author

BeiraVibes

Leave a Comment