FUNAE INAUGURA NOVAS CENTRAIS FOTOVOLTAICAS


Views: 1

O Fundo de Energia (FUNAE) inaugura amanhã (sexta-feira) duas centrais fotovoltaicas construídas nos postos administrativos de Chintholo e Chipera, nos distritos de Cahora Bassa e Marávia, respectivamente, na província  de Tete, no quadro da electrificação de áreas fora da rede pública no país.
O FUNAE explica em comunicado, citado pela AIM, que as duas centrais solares estão orçadas em pouco mais de 160 milhões de meticais, financiadas pelo Orçamento do Estado.

“Numa primeira fase, já estão ligados 200 consumidores a cada mini-rede, entre eles as sedes dos postos administrativos, escolas, centros de saúde, residências e empreendimentos comerciais”, lê-se no documento.
A nota refere ainda que em Chintholo, onde a rede tem uma extensão de 7,5 quilómetros, foram igualmente colocados 100 candeeiros de iluminação pública dos quais 35 conectados à rede e 65 solares autónomos. Já em Chipera, o FUNAE colocou 82 candeeiros, dos quais 32 ligados à rede e o remanescente de autonomia solar.

“As duas centrais são do modelo contentorizado, que constitui a nova abordagem do FUNAE, no quadro de esforços de electrificação rural (off-grid). Na óptica do FUNAE, a adopção deste modelo visa acelerar a concretização dos compromissos assumidos pela instituição, no quadro do acesso universal à energia até 2030”, acrescenta o documento.

Leia mais…

Relacionado

Source by [author_name]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *