Musicas

Japão supera seus próprios limites e está tentando produzir eletricidade a partir da neve

Written by BeiraVibes

Japão supera seus próprios limites e está tentando produzir eletricidade a partir da neve

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik
Pesquisadores do Japão desenvolvem método para gerar energia renovável por meio da neve. A expectativa é que a eletricidade gerada seja equivalente a painéis solares convencionais.

Pesquisadores de Aomori, cidade do Japão, começaram a estudar métodos para gerar energia renovável por meio da neve para disponibilizar um suprimento de energia sustentável e atender a qualquer escassez de eletricidade. Aomori é uma bela cidade no país, situada a 715 km ao norte de Tóquio. Além de suas atraentes florestas de pinheiros azuis, a cidade é conhecida por ser um dos lugares mais nevados na Terra, recebendo cerca de 25 a 26 pés (7,92 m) de neve por ano.

Cientistas do Japão geram energia a partir da neve com testes em piscina

Em 2022, houve tanta neve na cidade que as autoridades gastaram cerca de US$ 46 milhões, o equivalente a 5,9 bilhões de ienes, apenas para removê-la dos edifícios e estradas. Para se livrar de tanta neve, os japoneses jogam tudo no mar.

Artigos recomendados

Este processo pode até parecer legal de início, entretanto demanda muito tempo, dinheiro e recursos. Sendo assim, uma equipe de pesquisadores da startup de TI Forte, sediada na cidade, e da Universidade de Energia e Comunicações (UEC Tóquio) propôs uma solução interessante para o problema da neve.

Os cientistas sugerem que a neve extra na cidade do Japão possa ser utilizada para gerar eletricidade limpa e acessível. A neve acabou em energia, e os cientistas já começaram a testar a tecnologia na piscina de um prédio escolar abandonado.

Os pesquisadores acreditam que sua abordagem pode ser útil para diversos países europeus que atualmente enfrentam uma crise de energia em meio à guerra da Rússia e Ucrânia. A grande parte desses países na Europa não tem falta de neve e poderia utilizá-la para gerar energia renovável.

Método dos cientistas utiliza tubos de calor para fornecer ar frio e ar quente

Durante as pesquisas, os cientistas japoneses empregaram abundantes quantidades de neve e ar extremo para alimentar uma turbina que gera eletricidade. O ar externo obviamente tem uma temperatura mais alta do que o ar ao redor da neve porque recebe algum calor do sol.

Pesquisadores utilizarão tubos de calor para fornecer ar frio e ar quente ao líquido refrigerante dentro da turbina. A diferença de temperatura entre o ar frio e o ar quente dará origem a uma corrente de convecção no refrigerante da turbina. Essa corrente acabará por fazer a turbina girar e gerar energia da neve.

Os autores afirmam que seu método de geração de energia renovável com base na neve pode atingir a mesma eficiência de uma usina de energia solar e possivelmente de uma forma muito mais econômica. A eficácia deste sistema também depende do fator de diferença de temperatura. De acordo com Koki Enoki, pesquisador e professor da UEC, quanto maiores forem as diferenças de temperatura, maior a eficiência da geração de energia.

Obstáculos a serem enfrentados pelos cientistas

Contrário a qualquer outro método de produção de energia renovável, a abordagem de energia da neve também apresenta grandes desafios. Por exemplo, para tornar esse processo escalável, serão necessárias grandes instalações de armazenamento de neve.

Além disso, um fornecimento contínuo de ar quente em regiões com neve também pode ser complicado para empresas que gerenciam usinas de energia da neve. Os pesquisadores conduzirão seu estudo na cidade japonesa até março para testar a viabilidade do método proposto.

Enquanto isso, eles também buscarão meios de aproveitar o ar quente das fontes termais para seu sistema e superar outras limitações. A estimativa é que os testes serão bem-sucedidos e este método de geração de energia com base na neve dará origem a uma nova revolução de energia renovável em regiões frias do mundo.

Fonte: interestingengineering

Agradecemos a todos que vistam nosso site e compartilham os links além disso , pedimos que curta a nossa página.

Acompanhe as novidades de música no site diariamente, faremos o máximo para trazer as músicas do momento só pra você.
Download
mp3
for free
house
amapiano
download mp3
Fofoca
novidades
entretenimento

Relacionado

Source by [author_name]

About the author

BeiraVibes

Leave a Comment