Nyusi destaca apoio da Finlândia contra o terrorismo


Views: 1

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, destacou hoje o apoio da Finlândia e da União Europeia no combate ao terrorismo e pretende que aquele país nórdico continue a ajudar em outras áreas como energias renováveis, devido à sua longa experiência.

Filipe Nyusi falou em conferência de imprensa conjunta, no final de conversações oficiais com o seu homólogo da Finlândia, Sauli Niinistö, por ocasião da visita que o Estadista moçambicano efectua à Finlândia e que termina sexta-feira.

“A Finlândia está a dar seu apoio através da União Europeia na formação de Forças Especiais, que são fuzileiros em Moçambique. Neste quadro definimos três vectores, apoio à segurança para acabar ou reduzir o impacto do terrorismo; formação de um exército sustentável, capaz de sobreviver em todos momentos e o desenvolvimento (reconstrução, educação, saúde e outras áreas)”, sublinhou.

Esclareceu ainda que, durante a abertura da reunião dos parlamentos da ACP-UE, que decorreu recentemente em Maputo, solicitou um apoio em material letal, porque não basta treinar homens, é preciso equipá-los para enfrentar a guerra, pois os terroristas estão armados. “Pedi também que reconsiderassem o apoio ao Ruanda, que continua no terreno e precisa de sustentabilidade do seu exército. São questões que já chegaram à União Europeia. Hoje não repeti, mas partilhei a evolução do combate ao fenómeno, porque o inimigo foi praticamente desalojado das cidades, agora decorre a perseguição”, salientou.

O Presidente da República disse que continua a contar com a Finlândia no desenvolvimento económico de Moçambique e na criação do bem-estar do povo, “porque somos amigos na política e diplomacia, queremos mais parceria economicamente. É momento de explorar os conhecimentos que este país possui também no combate à corrupção. Moçambique está interessado em formar professores para evoluir o país”.

Nyusi referiu ainda que “viemos também agradecer ao governo da Finlândia pelo apoio concedido desde os primórdios da nossa luta política, assim como na assistência às vítimas do ciclone Idai, que foi dos mais forte nos últimos anos”, disse.

Leia mais…

O post Nyusi destaca apoio da Finlândia contra o terrorismo apareceu primeiro em Mozambeats.

Source by [author_name]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *