Sobre cancro da próstata – Jornal Notícias


Views: 1

A PRÓSTATA é um órgão interno, uma glândula que só o homem possui. Tem a forma de uma noz com cerca de três centímetros, situada abaixo da bexiga.

A próstata produz um líquido importante que protege os espermatozoides e aumenta a sua mobilidade. Um dos grandes problemas da próstata é a sua tendência a crescer com o passar dos anos, principalmente após os 40.  

O aumento benigno da próstata é muito comum, afectando metade dos homens com mais de 50 anos. Esta condição não tem nenhuma relação com o cancro da próstata, mas também causa problemas e dificuldades em urinar.

COMO SE DESENVOLVE

O cancro da próstata desenvolve-se quando as células da glândula se tornam anormais e começam a multiplicar-se descontroladamente. Este tipo é o segundo cancro mais comum nos homens a nível mundial e a sexta causa de morte.

Em Moçambique, estima-se que só em 2008 existiram 740 casos e 589 mortes. Em cada 100 homens com a doença 80 morrem porque o diagnóstico é feito em fases avançadas da doença.

SINTOMAS

Na fase inicial, a maioria dos homens não tem nenhum sintoma. Já quando está avançar os sinais podem ser: jacto de urina muito fraco ou reduzido, necessidade frequente de urinar, especialmente à noite, sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar, dificuldade de iniciar e interromper o acto de urinar.

Os sintomas também podem ser: urinar em gotas ou jactos sucessivos, necessidade de fazer força para manter o jacto, sensação de dor na parte baixa das costas ou abaixo dos testículos, problemas em conseguir ou manter a erecção, sangue na urina ou no esperma (estes são casos muito raros), dor durante a passagem da urina e quando ejacula e nos testículos.

FACTORES DE RISCO

O cancro da próstata não é contagioso, mas a idade é o principal factor de risco. Esta doença é rara em homens com menos de 45 anos. A probabilidade aumenta depois dos 50 anos. 

O risco de um homem ter a doença é maior se o seu pai ou irmão teve. Estudos sugerem que homens que têm uma dieta rica em gordura animal ou carne possuem mais chance de desenvolver o cancro da próstata, mas os que comem frutas e vegetais apresentam menor probabilidade.

Muitos desses factores de risco são evitáveis, mas outros, como a história familiar não podem ser evitados. Quando o paciente tem os sintomas é feita análise de sangue (PSA) através do toque rectal par verificar o tamanho e crescimento da próstata, biópsia ecografia.

TRATAMENTO

Existe o tratamento medicamentoso através da radioterapia, cirurgia para remoção da próstata. A partir dos 40 anos o homem deve fazer o rastreio da doença uma vez por ano, mesmo sem sintomas.

Leia mais…

O post Sobre cancro da próstata – Jornal Notícias apareceu primeiro em Mozambeats.

Source by [author_name]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *