Musicas

Unicamp recebe Racionais MC’s para aula aberta

Written by BeiraVibes

Racionais MC’s já teve álbum  que virou leitura obrigatória em vestibular da UNICAMP

Na próxima quarta-feira (30), às 19 horas, a UNICAMP (Universidade de Campinas) recebe nada mais, nada menos que os Racionais MC’s, para uma aula aberta no Centro de Convenções. A aula integra a programação do Unicamp Afro e terá transmissão ao vivo pelo Facebook do IFCH. As inscrições, que já foram encerradas, são limitadas a 700 pessoas (capacidade total dos 3 auditórios do Centro de Convenções). Para a lista de espera

O evento é uma realização conjunta da disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, ministrada por Jaqueline Santos, com o Centro de Estudos de Migrações Internacionais, do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e o  Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp, da Open Society,  da Porticus, de Tide Setubal e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

capa racionais

Divulgação

Não é a primeira deferência da Unicamp aos Racionais. Sobrevivendo ao Inferno, lançado pelo grupo em 1997 e considerado um ícone do hip-hop brasileiro, é leitura obrigatória do Vestibular da Unicamp desde 2020. O álbum foi incluído na categoria “poesia”.

Os Racionais MC’s chegam à sala de aula pouco mais de dois meses de uma apresentação repleta de referências políticas no último Rock in Rio. O show teve “Mil Faces de um Homem Leal”, homenagem ao guerrilheiro Carlos Marighella, cuja imagem surgiu ao fundo no telão.

O grupo, fundado em 1988, também foi retratado no excelente documentário Racionais – Das Ruas de São Paulo pro Mundo, de Juliana Vicente. A produção teve exibição única na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 31 de outubro, e está disponível na Netflix.

Relacionado

Source by [author_name]

About the author

BeiraVibes

Leave a Comment